top of page

Tecnologias de Manufatura Aditiva (Impressão 3D) que você deve conhecer (4ª parte - SLS)

Selective Laser Sintering (SLS)

O SLS (Selective Laser Sintering) é uma técnica que usa o laser como fonte de energia para formar objetos 3D sólidos. Esta técnica foi desenvolvida por Carl Deckard, um estudante da Texas University, e seu professor Joe Beaman nos anos 80. A companhia criada por eles (DTM Corp) foi posteriormente vendida à 3D Systems em 2001.

O laser funde seletivamente material sobre a superfície de uma camada de pó, construindo secções transversais geradas a partir de um desenho CAD 3D. Depois de cada secção transversal ser desenhada através da irradiação do laser no leito de pó, uma nova camada de material é aplicada em cima, com o processo repetido até que a peça esteja concluída.

Diferentemente de outras tecnologias de manufatura aditiva, como o SLA e o FDM, a SLS não necessita de nenhum tipo de suporte porque o objeto construído esta constantemente cercado pelas partículas não sinterizadas.

.


O material usado pela tecnologia SLS pode ser qualquer coisa, desde nylon, cerâmica ou vidro até alguns metais como alumínio, aço, prata ou titânio. Devido à alta variedade de materiais que podem ser usados por este tipo de impressora 3D, esta é uma tecnologia muito popular para a criação de produtos finais customizados.


O SLS é muito mais difundido entre grandes fabricantes do que amadores da impressão 3D porque esta tecnologia requer o uso de laser de alta potência, os quais tornam estas impressoras muito caras, porem existem várias startups tentando desenvolver impressoras SLS de baixo custo.

Alguns fornecedores de impressoras SLS: 3D Systems; EOS; Focus SLS, etc



Procurar por Tags
Nenhum tag.
bottom of page